domingo, 30 de março de 2014

Proposta de Intervenção: Diversidade e Inclusão

UMA ESCOLA PARA TODOS: discutindo a diversidade e a inclusão de autistas em sala de aula regular

Objetivos:

- Discutir a diversidade na escola e fora dela – etnia, cultura, religião, gênero, deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação
- Ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre autismo e a inclusão nas salas regulares

Público Alvo:

alunos, professores, grupo gestor, demais funcionários da escola, motoristas dos ônibus escolares e pais de alunos

Desenvolvimento:

tempo de duração: 2h
materiais: 1 datashow, um computador com acesso à internet, folha sulfite e lápis

1º momento – Sensibilização

Apresentação do vídeo Educação e Diversidade, disponível em www.youtube.com/watch?v=dPoSbnqngag (4:39 min)

2º momento – Turbilhão de ideias

Lançar a frase: ESCOLA PARA TODOS

Dividir as pessoas em grupos e pedir que escrevam uma frase sobre o que entendem a respeito (15 min);
   
Ler as frases e iniciar discussão, procurando falar sobre gênero, etnia, cultura, religião, deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (30 min);

3º momento – Foco na inclusão do autista na sala regular

Discussão:

                                                          Foto: Diversidade Asperger Brasil

      1- Você sabe o que significa a palavra AUTISMO? (15 min)

   2- O que podemos fazer para que o autista se sinta incluído na escola e no dia a dia?
Apresentar os slides abaixo com as principais dificuldades do autista (1) e outro com algumas dicas para a boa convivência (2). (30 min)


                                                                         Slide 1
                                                                    Slide 2

4º momento - Para refletir

Apresentação do vídeo Christopher Duffley “Lean On Me”, disponível em www.youtube.com/watch?v=pgBu682tKz4 (5:22 min)


Resultados esperados:

Participação de todos no reconhecimento da importância do desenvolvimento das potencialidades, saberes, atitudes e competências de todos por uma educação realmente inclusiva. (RODRIGUES; CAPELLINI; SANTOS, s/d, p.10)

Atuação consciente de pelo menos 50% da equipe escolar, principalmente na inclusão de autistas na sala regular, a fim de garantir que eles se tornem pessoas autônomas e produtivas como todos. (RODRIGUES; LEITE, 2010)

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